Login
Password
Sources on this Page

> Headlines by Category

 Home / Regional / Africa

 Algeria
 
 Ethiopia
 
 Namibia
 
 Sudan
 
 Botswana
 
 Angola
 
 Kenya
 
 Nigeria
 
 Tunisia
 
 Mauritius
 
 Egypt
 
 Morocco
 
 Zimbabwe
 
 Somali
 

You are using the plain HTML view, switch to advanced view for a more complete experience.

Huambo: Centenas de fiéis percorrem artérias da cidade em procissão
Huambo - Centenas de fiéis católicos da província do Huambo percorreram, na tarde de hoje (domingo) as principais artérias desta urbe, durante a tradicional procissão de Corpo e Sangue de Jesus Cristo, orientada pelo arcebispo local, Dom José de Queiroz Alves.,

A cerimónia teve como ponto de partida a paróquia da Sé Catedral, percorrendo a avenida da Independência, Praça António Agostinho Neto, Norton de Matos, Say-Di-Mingas até o santuário de Nossa Senhora de Fátima, animado por cânticos de louvores de acção de graças a Deus.

Os crentes recitaram igualmente o terço e demais orações, em prol da paz, da saúde dos doentes, pelo fim dos problemas sociais, com destaque para mau clima económico que o país vive.

No final da cerimónia, dom José de Queiroz Alves apelou aos cristãos à uma maior reflexão sobre o mistério da eucaristia, pelo significado da presença de Jesus no meio dos homens.

Anunciou, por outro lado, a realização no segundo semestre deste ano dos congressos nacional e arquidiocesano.

 

,
Lunda Norte: Padre apela aos fiéis a partilha e solidariedade
Dundo - Os fiéis da diocese do Dundo, província da Lunda Norte, foram hoje (Domingo), exortados a prática da partilha e solidariedade com os mais necessitados, no acto que marcou a procissão do corpo e sangue de Cristo nesta cidade. ,

O vigário da diocese, padre Colm Reidy, que presidiu a cerimónia, disse aos fiéis que a partilha faz crescer a solidariedade, caridade e hospitalidade entre os membros de uma congregação e também com a sociedade, visto que existem muitos cidadãos com dificuldades extremas em todos os lugares da terra. 

Exortando, igualmente, a uma maior atenção e oração aos doentes, idosos, governantes, agentes da ordem, missionários e religiosas e, em especial, às crianças que são as maiores vítimas das dificuldades sociais.

Padre Colme Reidy disse ainda que o acto é para os cristãos católicos a manifestação da presença de Jesus Cristo de maneira pública e um sinal de partilha de Deus com o povo que necessita ardentemente do seu auxílio.

Já Georgina Rufino, da comissão de liturgia, disse que face as actuais crises (social, cultural e económica) que as sociedades as vivem, é importante que os cidadãos, com realce para os cristãos, não percam o sentido de humildade e o espírito de partilha com o próximo e, acima de tudo, com os necessitados, tendo em conta que o perdão e a caridade devem estar em sintonia no dia-a-dia das pessoas.

 

,
Bengo: Nambuangongo vence nas categorias de melhor município e pequenos produtores
Caxito - O município de Nambuangongo, província do Bengo, sagrou-se vencedora da 5ª edição da feira da banana de produção nacional, nas categorias de "Melhor Município" e "Pequenos produtores" ao totalizar 90 e 95 pontos, respectivamente.,

A segunda e terceira posições da categoria de melhor município foi ocupada pelas circunscrições do Dande e Dembos, respectivamente.

Na classe de pequenos produtores, Nambuangongo sagrou-se vencedor e a Fazenda Águas Claras ocupou a segunda posição, com 75, enquanto província de Malanje ficou em terceira, com 70 pontos.

Na categoria de grandes produtores, a empresa Nova Agrolider (Bengo) ocupou o primeiro lugar, a Turiágro, posicioou-se em segundo, enquanto a Agrozootec foi distinguida como melhor Stand, Maquina e Equipamentos e a Nova Angospencer conquistou o galardão de Stand revelação.

A empresa Agrade, província de Luanda, conquistou o primeiro lugar na categoria de factores de produção.

Durante quatro dias, estiveram em exposição banana, tomate, limão, cenoura e várias frutícolas, assim como maquinarias e equipamentos de factor de produção a cadeia da banana.

,
Bengo: Trabalho é a chave das vitórias de Nambuangongo
Caxito - O administrador municipal de Nambuangongo, Manuel Lopes Moniz Dembo, afirmou que o segredo para as conquistas na feira da banana é o trabalho e o compromisso total de todos os envolvidos. ,

Nambuangongo foi distinguido como melhor expositor nas categorias de pequeno produtor e de melhor município na 5ª edição da feira da banana de produção nacional, que decorreu de 26 a 29 de Maio no mercado do Panguila, província do Bengo.

“O ano passado vencemos nas duas categorias e este ano montamos a equipa, reunimos capacidades e valores do município para que pudéssemos ter o resultado que hoje conseguimos”, explicou o administrador, que dedicou a conquista a todos os munícipes de Nambuangongo.

Manuel Lopes Moniz Dembo disse que a 5ª edição da feira da banana de produção nacional superou todas as expectativas, desde a organização, a entrega dos municípios e das empresas,

“Foi bom participar nesta edição da feira e tiramos daqui várias lições, estabelecemos vários contactos de negócios e de outras parcerias afins para irmos alimentando o nosso município de alguns valores no sentido de potenciarmos, cada vez mais, o processo de crescimento e desenvolvimento de Nambuangongo”, sublinhou.

O município participou na feira com mais de cem expositores e 50 toneladas de produtos diversos, com destaque para a banana.

Em 2015, a União de Associações e Cooperativas de Nambuangongo, província do Bengo, sagrou-se vencedora da 4ª edição da feira da banana de produção nacional, na categoria de “pequenos produtores”, tendo recebido como prémio um tractor de mecanização agrícola, com os seus componentes.

 

,
Angola: Encerra Expo Noivos 2016
Luanda - A primeira edicção da Expo Noivo2016, um evento que reuniu cerca de 90 expositores durante três dias para mostraram os seus produtos e serviços neste domínio, encerrou este domingo na capital angolana. ,

No local, foram expostos roupas de cerimónia, vestidos de noiva, utensílios de decoração e outros aspectos que fazem parte do seu ritualismo como convites, fotografias, enfeites, alianças e outros acessórios para adultos e crianças, bolos e serviços de maquilhagem e de decoração de viaturas.

 

Para os expositores, o evento realizado pela Semba Comunicação, em parceria com o grupo Arena e a Lux, foi positivo, tendo em conta a grande adesão das empresas do ramo e a afluência de visitantes ao local.

 

A expositora Deizy Valigy considerou de positivo a iniciativa, pois serviu de uma plataforma para mostrar a capacidade do mercado de noivos em Angola.

 

“Durante os três dias conseguimos mostrar a nossa marca e trocar impressões com outras empresas do ramo, bem como também conseguimos algumas encomendas de pessoas que estão prestes a casar”, referiu.

 

Para o administrador do Grupo Arena, Manuel Novais, o mercado de noivos em Angola é próspero, tendo em conta a procura destes serviços a nível do país.

 

O evento decorreu de 27 a 29 de Maio, no Hotel Convenções de Talatona, em Luanda, e contou ainda com vários desfiles de moda e actuação de vários artistas do music hall angolano.

,
Resenha: Posicionamento de bispo sobre continente entre os destaques
Luena - O posicionamento do presidente da Comissão Episcopal de Comunicação Social Católica, bispo dom Jesus Tirso Blanco, que aconselhou, no Luena, os africanos a conjugarem os seus esforços para a construção de um continente desenvolvido e próspero constitui principal destaque da semana noticiosa. ,

Falando à Angop do 25 de Maio, dia dedicado ao continente africano, referiu-se à necessidade dos africanos afirmarem-se, cada vez mais, pois ninguém vai resolver os seus problemas.

Defende que a democratização da sociedade vai acelerar o desenvolvimento, permitir a intervenção dos cidadãos na decisão dos problemas locais, tal como já acontece em alguns países deste mesmo continente.

Os últimos sete dias ficaram marcados com apelo à população da província do Moxico a colaborar na preservação do meio ambiente, com vista a assegurar o crescimento e sustentabilidade da biodiversidade local.

O pronunciamento foi feito na cidade do Luena pela directora provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, Amélia Olga Masseca Jordão, em entrevista à Angop, a propósito do 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade, assinalado domingo.

No capítulo político, a reeleição de João Ernesto dos Santos "Liberdade" ao cargo de primeiro secretário provincial do MPLA no Moxico, para um mandato de cinco anos, durante a XI conferência provincial ordinária de balanço e renovação de mandatos deste partido, marcou o destaque noticioso da Angop.

Os 512 delegados presentes elegeram, por unanimidade, 125 membros do comité provincial do partido, 80 delegados ao VII congresso do MPLA, a ter lugar em Agosto próximo, em Luanda, e mais de 70 membros à comissão executiva e candidatos ao Comité Central do MPLA.

Constituiu ainda destaque semanal, o registou de quarenta e oito casos de tuberculose diagnosticados durante o primeiro trimestre do ano em curso, no Hospital Sanatório do Moxico, menos 12 em comparação ao igual período anterior.

Constou ainda dos destaques o posicionamento do pastor da Igreja Adventista do 7º dia, Nunes Sacavumbi Lucas, que repova a actitude de determinadas confições religiosas em internar doentes nas igrejas, transformando-as em hospitais, acto que é contra as sagradas escrituras.

 

,
Huambo: Acidentes de viação matam seis pessoas
Huambo - Seis pessoas morreram e outras 12 ficaram gravemente feridas em consequência de 17 acidentes de viação ocorridos nas estradas da província do Huambo, durante a última semana.,

A informação foi avançada hoje, domingo, à Angop, pelo director do gabinete de Comunicação Imagem do Comando Provincial da Polícia Nacional do Huambo, intendente Martinho Kavita  Satito, detalhando que em relação a idêntico período anterior houve o aumento de três mortes, dois feridos e mais quatro acidentes.

Explicou que os casos caracterizam-se por seis atropelamentos, quatro colisões entre veículos automóveis, igual número de despistes, bem como duas colisões entre veículos automóveis e velocípedes.

Estiveram na base dos acidentes o excesso de velocidade, a falta de precaução e a não cedência de prioridade de passagem por parte dos condutores.

 

,
Huíla: Mudança da sociedade depende do trabalho das igrejas
Lubango - O pastor André Muanza, afecto ao Conselho das Igrejas, considerou este domingo, na cidade Lubango (Huíla), que a sociedade só mudará se estas desempenharem o seu verdadeiro papel.,

O pastor fez está apreciação durante o culto ecuménico de acção de graças que marcou as comemorações dos 93 anos da cidade do Lubango, que se assinalam a 31 do corrente, tendo salientado que a nação está destruída por causa do pecado e que a melhoria passa, necessariamente, pela acção das igrejas, prestando o seu verdadeiro papel, que consiste na evangelização e na oração.

“A história do povo de Israel foi mudada porque algumas pessoas decidiram pôr em prática o texto de II Crónica, 7:14, e o mesmo encorajamento que esta palavra trouxe no passado deve trazer no presente para os moradores da cidade do Lubango, pois Deus não aboliu a sua promessa e a igreja recebeu deste a responsabilidade de mudar a historia da sociedade”, disse.

Destacou que a cidade não será mudada através de políticas nacionais, pelo desenvolvimento tecnológico, crescimento da educação e as pessoas também não serão prósperas se ganharem salários altos, mas sim quando a igreja se valer da  autoridade que lhe foi dada por Deus.

Durante  os momentos de intercessão a Deus foram feitas orações a favor da prevenção da paz e para o fim da crise económica, pelo bem das autoridades eclesiásticas e governamentais,  da diminuição da sinistralidade rodoviária, da protecção, prosperidade e desenvolvimento da cidade do Lubango e para que a febre amarela e outras doenças tenham o seu fim e haja cura.

,
Futebol: Vitória sobre o Benfica dá motivação para "clássico
Luanda - O triunfo de 2-0 do Petro Atlético de Luanda sobre o Benfica dá motivação para o jogo da 15ª e derradeira jornada do campeonato nacional de futebol da I divisão, Girabola 2016, diante do líder 1º de Agosto, dia 11 de Junho no estádio 11 de Novembro. ,

Em declarações à imprensa no final da partida, o treinador principal do Petro de Luanda, o brasileiro Roberto Bianchi, disse que foram três pontos importantes que permitem aproximar aos dois primeiros da tabela geral.

    

Indicou que foi um jogo difícil, já que a equipa adversária, em função do mau momento que atravessa, provocou instabilidade ao seu conjunto, sobretudo no segundo turno.

 

Quanto a expulsão, disse não perceber o que levou o árbitro internacional Hélder Martins a tomar esta decisão.

,
Girabola. Distracção do sector defensivo dita derrota do Benfica
Luanda - O técnico do Benfica de Luanda, Zeca Martins, disse que os excessivos erros defensivos foram determinantes na derrota de 0-2 da sua equipa, esta noite no estádio 11 de Novembro, diante do Petro Atlético, na partida da 14ª jornada do campeonato nacional de futebol da I divisão, Girabola 2016. ,

Falando para os jornalistas no final da partida, indicou que apesar de o seu conjunto ter jogado bem não conseguiu aproveitar as ocasiões de golos criadas. ‘’Fomos infelizes. Sempre que jogamos bem o resultado nunca foi satisfatório’’ – lamentou.

 

De acordo com o técnico, face esta instabilidade, resta apenas continuar a trabalhar para entrar bem na segunda volta programada  para a primeira quinzena do mês Julho.

 

 

,
Post Selected Items to:

Showing 10 items of about 140000

home  •   advertising  •   terms of service  •   privacy  •   about us  •   contact us  •   press release design by Popshop •   Official PR partner PRNews.io •   © 1999-2016 NewsKnowledge