Login
Password
Sources on this Page

> Headlines by Category

 Home / Regional / Africa

 Algeria
 
 Ethiopia
 
 Namibia
 
 Sudan
 
 Botswana
 
 Angola
 
 Kenya
 
 Nigeria
 
 Tunisia
 
 Mauritius
 
 Egypt
 
 Morocco
 
 Zimbabwe
 
 Somali
 

You are using the plain HTML view, switch to advanced view for a more complete experience.

Cabinda: Efectivo da Força Aérea Nacional doam sangue ao Hospital Provincial
Cabinda - Efectivos da Força Aérea Nacional (FAN) ao nível da província de Cabinda, participaram numa doação de sangue destinado aos Serviços de Hemoterapia do Hospital Provincial de Cabinda, em campanha de solidariedade organizada pela direcção de Educação Patriótica da FAN e a Brigada Jovem Solidária (BJS).,

O acto que decorreu no Aeródromo de manobras da Unidade da FAN em Cabinda, contou com 100 militares e resultou na recolha de 50 bolsas de sangue que se destinam ao Hospital provincial de Cabinda.

Em declarações sábado, à Angop, Raquel da Lomba, secretária nacional para política do género da BJS disse ter sido um grande esforços e reconhecimento da parte do efectivo da FAN que mesmo com as alterações climatéricas (chuva) que se registou durante a campanha, "os militares mostraram o seu gesto ímpar de solidariedade".


Raquel da Lomba, também coordenadora do grupo de acompanhamento da BJS para as províncias de Cabinda e Luanda, pediu a responsabilidade dos serviços de hemoterapia e a própria direcção das unidades hospitalares que se beneficiam deste gesto solidário a fazerem o bom uso deste produto e ao seu verdadeiro destino que são as pessoas necessitadas.
 

,
Boxe: Alfredo Sassa conquista gala 4 de Fevereiro
Luanda - O pugilista do Team Kibeto, Alfredo Sassa, conquistou sábado, em Luanda, a grande gala de boxe em alusão ao 55º aniversário do início da luta armada de libertação nacional, ao derrotar Florentino Pedro, do Palmares Boxing Clube.,

O pugilista que venceu no combate mais esperado dos pesos meio médios, + 66 quilogramas, foi até ao último round dos cinco previstos, onde cada round teve o tempo de três minutos.

Na disciplina de Kickboxing, Wilmer Cruz da academia Braulio Chute no combate de destaque dos 63 quilogramas, derrotou por KO o seu opositor Esmael Moxi, no segundo Rounds.

Nos pesos pesados, Tó Morgado do Team Kibeto venceu o pugilista do Comando do Exercito, Manuel Mutwa, por pontos.

A prova teve a disputa de 7 combates de boxe e seis na disciplina de Kickboxing.

A gala de boxe visou assinalar o 4 de Fevereiro, dia em que no ano de 1961, teve início a luta armada que culminou com a independência nacional a 11 de Novembro de 1975.

 

,
Lunda Sul: Bongue Yetu vence desfile municipal na classe de adultos
Saurimo- O grupo carnavalesco Bongue Yetu venceu sábado a edição 2016 do Carnaval municipal de Saurimo, cidade capital da província da Lunda Sul, na classe de adultos, ao totalizar 662 pontos. ,

Em segundo lugar ficou o grupo Juventude do Leste, com 623 pontos e em terceiro o grupo Txisseque Txanbunga, com 304 pontos.

O grupo vencedor leva para casa 200 mil kwanzas, enquanto do segundo ao terceiro colocado receberam, respectivamente, 140 mil e 100 mil kwanzas.

O Entrudo contou com a participação de 13 grupos carnavalescos, quatro dos quais irão representar o município no desfile provincial, sendo que a fase provincial do Carnaval, que acontece no dia 9 do mês corrente, contará com a participação de 46 grupos, dos quais 23 da classe infantil igual número para classe de adultos.

,
Lunda Sul: Responsável apela reforço da capacitação político-ideológica
Saurimo - A primeira secretaria provincial da JMPLA na Lunda Sul, Ofélia Uqueve, disse sábado, em Saurimo, que o trabalho de formação e de capacitação político-ideológica das militantes da Organização da Mulher Angolana (OMA) deve ser reforçada a julgar pelo protagonismo cada vez maior da organização na sociedade angolana. ,

A responsável fez este apelo quando intervinha na X assembleia provincial de balanço e renovação de mandato da OMA, que decorre sob lema Mulher angolana firme pela igualdade e o bem-estar social”.

A dirigente sublinhou que a capacitação das militantes permitirá o fortalecimento da unidade e coesão interna da OMA e do partido, bem como melhorar a organização e disciplina para que cada militante seja uma activista voluntária e interativa.

Considerou a formação como um espaço para debater e analisar o actual estado de organização e funcionamento das estruturas de base da organização, bem como traçar metas para os próximos desafios político-partidários assumidos pela OMA.

“ Este é um momento importante para se traçar estratégias inovadoras que reforcem o trabalho político e social que corresponde com a nova dinâmica que se pretende para o engrandecimento da organização, tendo em conta os desafios que se avizinham”, sublinhou.

Ofélia Uqueve encorajou a organização a continuar a assumir um protagonismo cada vez maior na sociedade e desenvolver iniciativas que estimulem a participação política das mulheres e nas acções que visam o desenvolvimento social e económico do país.

“ Encorajamos igualmente a OMA no sentido de continuar a ser uma estrutura forte, coesa e dinâmica junto da massa militante e de todas as mulheres de vários estratos sociais”, alertou.

 

,
Lunda Sul: Delegadas reconduzem secretária provincial da OMA
Saurimo - As delegadas à X Assembleia provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) na Lunda Sul, realizado sábado, no Cine Chicapa, reconduziram para o cargo de secretária provincial, Josefa Txipengue, para mais um mandato a frente dos destinos da agremiação na região, no final das eleições com mais de 200 votos a favor. ,

A reunião, realizada no quadro do processo orgânico para o VI Congresso da organização, a realizar-se de 2 a 5 de Março do ano em curso, elegeu igualmente 39 delegadas ao referido conclave da agremiação feminina do MPLA.

As participantes aprovaram, durante a assembleia, o relatório das actividades desenvolvidas pelo comité provincial durante de 2011/2015 e o plano   de acções para o período 2016/2021.

Em declarações à imprensa, Josefa Txipengue prometeu empenhar-se na mobilização de mais militantes para as fileiras da organização, a valorização da pessoa humana, além do combate aos actos de discriminação da mulher e defesa dos direitos vigentes no país.

Acrescentou que vai continuar a trabalhar, sensibilizar, incentivar e encorajar as mulheres a apostarem na formação e a aderirem ao Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar.

Na ocasião, apelou ao engajamento das militantes na materialização e cumprimento das orientações superiores, exortando-as a engajarem-se na preparação do VI Congresso e em outras tarefas para que se atinjam os objectivos preconizados.

A reunião que contou com 373 delegadas dos quatro municípios que compõe a província da Lunda Sul, nomeadamente Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, decorreu sob o lema "Mulher angolana firme pela igualdade e o bem-estar social”.

 

 

,
Lunda Sul: Governadora diz que mulher angolana goza de prestígio
Saurimo- A primeira secretaria provincial do MPLA na Lunda Sul, Cândida Narciso, afirmou sábado em Saurimo, que fruto da conquista da independência e da paz, a mulher angolana goza de prestígios e reconhecimento da sociedade, ocupando lugares de destaque no poder politico, judicial, legislativo e no Executivo. ,

A responsável fez este reconhecimento quando falava na X assembleia provincial de balanço e renovação de mandato da OMA, que decorre sob lema Mulher angolana firme pela igualdade e o bem-estar social”.

Segundo a dirigente partidária, a mulher angolana tem sido cada vez mais reconhecida, graças ao empenho pessoal do Presidente do MPLA e da República de Angola, José Eduardo dos Santos, na promoção da igualdade do género e no empoderamento das mulheres.

Cândida Narciso reconheceu que o Executivo tem traçado acções para a promoção da mulher garantindo igualdade de direitos e oportunidades na educação, emprego e sua participação na vida política, económica, social e cultura.

A dirigente partidária realçou o papel da OMA na divulgação do código da família, no combate à violência doméstica, protecção do ambiente, dos idosos, das crianças desfavorecidas e na produção agrícola.

Na ocasião, Cândida Narciso exortou a massa militante e a população em geral, a redobrar a vigilância contra os inimigos da paz e da reconciliação nacional.

,
Angola: União Etu Mudietu abre desfile da classe B
Luanda- Catorze grupos carnavalescos da classe B lutam hoje, sábado, durante o desfile a ter lugar na Nova Marginal, pela subida de divisão. Nesta categoria a abertura caberá ao grupo União Etu Mudietu.,

Eis a ordem de desfile

Grupo

Tipo de dança

Município/Distrito

União Etu Mudietu

Semba

Sambizanga

União Operário Kabocomeu

Kazukuta

Sambizanga

União Recreativo Kilamba

Semba

Rangel

União Geração Sagrada 

Semba

Rangel

União Juventude do Kapalanca

Kazukuta

Viana

União Kwanza

Kabetula

Belas

Unidos do Kilamba Kiaxi

Semba

Kilamba Kiaxi

União Twafundumuka   

Semba

Rangel

União 54

Semba

Maianga

União Jovens da Cacimba

Semba

Maianga

União Juventude do Kilamba Kiaxi

Semba

Kilamba Kiaxi

União Angola Independente

Semba

Kilamba Kiaxi

União Twabixila

Dizanda

Viana

União Domant

Semba

Cacuaco

,
ضبط كتب مسروقة من المجمع العلمى داخل حاوية بميناء بدر قبل تهريبها للخارج
أمر المستشار شريف عبد المنعم، مدير نيابة القاهرة الجديدة بإشراف محمد عبد الشافى المحامى العام، بسرعة تحريات المباحث حول واقعة ضبط أكبر شحنة كتب ومخطوطات أثرية بعضها مسروق من المجمع العلمى عقب حرقه.
وزير التموين يعلن بدء الأوكازيون الشتوى ابتداء من الغد ولمدة شهر
أعلن الدكتور خالد حنفى، وزير التموين والتجارة الداخلية، أن الأوكازيون الشتوى للسلع، سوف يبدأ اعتبارا من غد الاثنين ،ولمدة شهر، وأنه من المتوقع أن يصل عدد المحلات والشركات المشاركة.
North Korea triggers fresh fury with space rocket launch
Despite Pyongyang's insistence on a peaceful space mission, its rockets are considered dual-use technology.
Post Selected Items to:

Showing 10 items of about 140000

home  •   advertising  •   terms of service  •   privacy  •   about us  •   contact us  •   press release design by Popshop •   Official PR partner PRNews.io •   © 1999-2016 NewsKnowledge